bm.png
 

Quem somos

Baque Mulher Floripa

O Baque Mulher Floripa integra o Movimento Nacional de Empoderamento Feminino Baque Mulher, de cunho social e político de cultura negra, idealizado, fundado, regido e coordenado nacionalmente pela Mestra Joana D`arc Cavalcante desde 2008 em uma comunidade periférica do Recife – a Comunidade do Bode.

Nosso movimento consiste em fomentar a potencialização da expressão feminina, o enfrentamento e a superação das diversas formas de violência contra as mulheres, como uma ação positiva em detrimento do machismo, do ódio, das fobias, do racismo, por meio de vivências, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. As composições musicais de Maracatu retratam princípios fundamentais da cultura negra e das religiões de matriz africana e anunciam estratégias de superação com a união, a paz e o respeito entre as mulheres e toda a sociedade.

As cores escolhidas para o figurino, adereços e estandarte são o Rosa e o Laranja, em homenagem às divindades Obá e Oyá, orixás que regem, protegem e acompanham esse Movimento.

O Baque Mulher Floripa nasceu em Florianópolis no dia 6 de junho de 2016, fruto do anseio de quatro integrantes do Maracatu Arrasta Ilha, Priscila, Marga, Elaine e Alexandra e do incentivo da Mestra Joana Darc. Desde então, o coletivo passou a se organizar e a realizar encontros semanais no Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos, todas as quintas-feiras das 19h às 22h.

Atualmente, composto por cerca de 50 mulheres, o coletivo realiza vivências, rodas de diálogo, visitas em comunidades e oficinas percussivas / dança de Maracatu.

Esta plataforma foi idealizada com o objetivo de criar uma rede de proteção, apoio e acolhimento das mulheres da Grande Florianópolis e compilar informações importantes acerca dos canais de denúncia e formas enfrentamento das violências contra as mulheres.

 
 
 

12 Anos de Baque Mulher

É com imensa alegria que convidamos a todas e todos para conhecerem e prestigiarem a celebração do Maracatu Baque Mulher, que em 2020 completou 12 anos de (re)existência.

 
site 2 (1).jpg

Fale Conosco

O Baque Mulher Floripa se reúne para ensaios, vivências e rodas de conversa às quintas-feiras, das 19h às 22h, no Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos. 

 

Endereço: Instituto Arco-Íris – Travessa Ratclif, 56 – Centro, Florianópolis, SC

Contato: baquemulherfloripa@gmail.com

Atenção: durante o período de pandemia de Covid-19, nossos encontros estão sendo realizados virtualmente. Se você quiser participar de nossos encontros on-line, entre em contato conosco pelo WhatsApp: 48 99126-9695.

img_8567.jpg