O Portal
Este Portal é resultado de um trabalho coletivo que busca pensar soluções para as diversas demandas de mulheres em situações de violência na Grande Florianópolis que entram em contato conosco buscando ajuda.
Em 2020, iniciamos a elaboração de um material impresso que reunisse informações para auxiliar nesses pedidos de socorro. Nesse caminhar, a ideia foi tomando uma dimensão em que já não seria mais possível reunir tantas informações naquele formato inicial, e a semente foi se metamorfoseando, desenvolvendo outras possibilidades, até atingir esta versão e dando sentido a este Portal. No decorrer dessa trajetória, nos vimos diante de uma ferramenta que se transformou em um instrumento de prevenção e enfrentamento das diferentes formas de violência contra as mulheres.
O Portal Baque Mulher Floripa em Ação tem por objetivo reunir continuamente informações úteis e importantes para realizar o boletim de ocorrência (BO) e acessar os diferentes canais de denúncia e locais de acolhimento, para que as mulheres consigam, de maneira rápida e prática, pedir e encontrar ajuda.
Também trazemos informações sobre os tipos de violências contra as mulheres, um mapeamento das delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima de violência, a legislação que coíbe as violências doméstica e familiar contra as mulheres, o acesso ao Instituto Maria da Penha, entre outras.
Este Portal se destina prioritariamente às mulheres, mas entendemos que essa causa e combate é de responsabilidade de toda a sociedade, para que se tome consciência de que a violência contra as mulheres é um problema social e não particular.
Visite o nosso Portal e compartilhe essas informações para ajudar a transformar vidas e dar lugar a um (re)começo de uma outra caminhada.
Faça seu B.O. AQUI!
Você pode fazer o boletim de ocorrência pelo site da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina. Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada em gênero que lhe cause lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
CLIQUE AQUI para fazer o registro de ocorrência.
CLIQUE AQUI para ver orientações para registro de ocorrência.
CLIQUE AQUI para ler sobre os tipos de violência contra as mulheres.
Locais que atendem às mulheres
6ª DP – Delegacia de Proteção à Mulher, ao Menor e ao Adolescente
Telefones: (48) 3665-6528
Endereço: R. Delminda da Silveira, 811 – Agronômica – Florianópolis/SC – PLANTÃO 24 HORAS.
Centro de referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Telefone: (48) 3224-7373 e 3224-6605
Endereço: R. Delminda da Silveira (ao lado da 6ª DP) Agronômica – Florianópolis/SC
E-mail: cremvfloripa@gmail.com
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.
Maternidade Carmela Dutra
Telefone: (48) 3251-7500
Endereço: Rua Irmã Benwarda, 208 – Centro – Florianópolis/SC
Hospital Infantil Joana de Gusmão
Telefone: (48) 3251-9013
Endereço: Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica – Florianópolis/SC
Hospital Universitário
Telefone: (48) 3721-9100
Endereço: Campus Universitário – Trindade – Florianópolis/SC
Hospital Florianópolis
Telefone: (48) 3271-1500
Endereço: Rua Santa Rita de Cássia, 1.665 – Estreito – Florianópolis/SC
Polícia Civil de Santa Catarina no WhatsApp
Você pode denunciar enviando mensagens com fotos, vídeos e documentos para auxílio de investigações criminais: através do telefone (48) 98844-0011. O serviço está disponível para receber denúncia com a garantia de sigilo absoluto.
Disque 100 – Direitos Humanos
O Disque Direitos Humanos é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e
monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos.
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.